A- A A+

A denominação da cidade deve-se ao seu padroeiro, São José, e ao ribeirão Mantimento, que banha o lugar.

São José do Mantimento foi colonizado por famílias alemãs que vieram na primeira imigração para o Brasil, em 1824, a convite de Dom Pedro II. As famílias que se instalaram na localidade foram: Sperber, Berbert, Kaiser, Louback.

O município iniciou-se nas terras doadas por João Felisberto Lopes. A doação envolveu alguns litros de terras, vindo daí a primeira denominação do lugar: Meia Quarta. O povoado que ali cresceu pertencia a Manhumirim e, mais tarde, tornou-se distrito de Lajinha. Foi emancipado, em 1962.O primeiro prefeito da cidade foi Gilberto Emílio Berbert.

Geografia

O município possui uma área de 64 quilômetros. A região apresenta um relevo acidentado. Dentre os acidentes geográficos, encontra-se a Pedra Redonda com 804 metros de altitude. O território é banhado pelo Córrego do Mantimento e pelo Rio José Pedro. O clima é o Tropical de Altitude e o solo é argiloso. A população é composta por descendentes de italianos, alemães, portugueses e africanos.

Educação

As principais escolas do município são: A Escola Estadual Orosimbo Gomes de Moraes e as Escolas Municipais: Cleone Berbert, Eduardo Sperber, Manoel Texeira Neves, José Silvino dos Santos,Nylson Texeira Pinto e a Creche Municipal Tia Cema.

Rua Virgílio Gonçalves, 72, Centro
São José do Mantimento - MG
36.990-000 – Tel: (33) 3335-1120

Câmara São José do Mantimento

Conheça a Cidade de São José do Mantimento!